Bino foi com tudo de Villas do Atlantico e da Praia do Forte na Bahia, para o circuito mundial de surf. O surfista baiano disputou campeonatos este ano na Africa do Sul, França, Espanha, Portugal e em todas as etapas da perna brasileira do WQS.
Na sequência de fotos abaixo, Bino aparece no domínio da situação surfando em Fernando de Noronha nas três primeiras fotos, em Pipeline e Roky Point no Hawaii respectivamente.
Elísio é meio baiano, meio carioca. Nasceu e morou na infancia em Salvador, mudou para o Pontão do Leblon, praticamente para a praia mesmo, quando nao estava na aula. Artista nato, Elisinho vem na Bahia mais de uma vez por ano, época que aproveita para ficar até 12 horas por dia na agua em frente a sua casa de praia em Villas, onda que ele garante ser uma das suas favoritas, a famosa Odoya Beach.
No video abaixo, Elisio aparece surfando em Nias e Asu, onde foi com alguns amigos do Rio, filmar o documentário " INDO DOC" mostrando a devastação causada na região pelo Tsunami em 2004 e também ondas de sonho.
Na verdade eu já tinho visto esta onda na capa de uma revista de body-board australiana, com a mesma frase do título da nossa materia. Os locais da costa leste australiana Mark Matews (de roupa de borracha vermelha) e Richie Vaculik (de preto), não perderam tempo. Era a oportunidade de serem os primeiros de prancha no pico.
Procurem os videos destes caras no Youtube, eles são dos mais insanos que já vi nos últimos tempos. Você não queria um Teahupoo para a direita?
Quem pegou esse mar lembra como é que estava ! "Ceará" , Ivan "Zoião" e Gustavo "Kombi" eram alguns dos que me lembro. No tubo da foto abaixo, Gustavo Kombi na velha maré seca e mar liso antes das 9 da manhã .
Hilton Issa deixou o remo do seu Stand Up Paddle Board na praia e deu uma de duble, surfando no meio de pedras gigantes no secret spot baiano. Quem disse que uma prancha com 10' pes de comprimento e 6" polegadas de espessura, eh dificil de controlar ? Ta louco !! kkkk
Moises Mariano comemorando com a prancha de borda vermelha e mais abaixo aparece Cezar Paladine curtindo o esporte !
Encomende o seu Stand-up Board no www.mobiussports.com.br ou www.hiltonissa.com Fotos cortesia : www.mobiussports.com.br/H.I
Daniel Fadul trocou ja fazem alguns anos, Itacaré por Manly Beach na Australia, onde hoje trabalha como arquiteto e se dedica muito ao free-surf. Com mais de três anos de Australia, o surfista soteropolitano, sempre sabe onde vai estar clássico, tanto na região de Sydney, quanto no resto do gigantesco litoral australiano. Daniel é um dos poucos surfistas brasileiros que tenta aproximar-se dos locais super marrentos, o que lhe garante muitas vezes um lugar debaixo do pico !
Daniel, nas fotos abaixo, achou em G-Land na ilha de Java, Indonesia, a recompensa que todo brasileiro que trabalha muito na Australia, fica esperando por alguns meses até a próxima temporada nas ilhas.
Daniel de Hilton Issa SurfBoards - Epoxy Keahana yeeeeeeaaaaaahhh brother
Tem tambem : Stand Up Paddle Board, Prancha de Fibra de Carbono, Retros (modelo anos 70,80,90), Long Boards, Kite Surf Boards, Tow In Board, Guns, Competicao, PROVIDED BY KEAHANA.COM.BR
Bião acabou de retornar de uma temporada de 2 anos trabalhando e estudando na Nova Zelândia e Australia, mas antes de chegar no Brasa parou na Indonésia e Tahiti. Também me contou que vai mandar todas as fotos para o VSB, aguardem !
Na foto, o surfista baiano mostrando todo o conhecimento local no cartão postal de Salvador.
Quem é baiano sabe que pela manhã cedo temos mar liso e as vezes terral. Sabendo onde ir nesses dias, a garantia de um surf de nível internacional é 100%. Ainda tem alguns pregos de outros estados que insistem em taxar a Bahia como um lugar de ondas ruins.
Na sequência de fotos, o local de Vilas do Atlântico, Guiga, que na minha opinião é um dos melhores tube riders da Bahia, sempre sabe onde fica bom.
O body boarder baiano Hugo Cairo, conhecido pelos amigos como Cascavel, atualmente mora em uma das mais abençoadas zonas de big surf do mundo, mais precisamente no oeste australiano. Como todo brasileiro viciado em surf que mora na Austrália, trabalhou duro para dar uma chegada na Indonésia também. Casca sempre gostou de ondas pesadas, formado e pós graduado em Turismo e Hotelaria, escolheu o lugar certo para conciliar estudo, trabalho e surf .
Na sequência de fotos : 1,2 em Sumbawa,Indonésia - 3,4,5 no Sul do Brasil - 6,7 no Oeste australiano
Ademir Calunga, surfista de ondas grandes com destaque internacional e também mestre na arte de entubar, aderiu faz bastante tempo a pratica do kitewave quando as condições passavam de ruins para o surf e favoráveis para o kite .
Calunga que já se aventurou de kite ate em Jaws, resolveu testar seus limites mais uma vez desafiando a temida onda taitiana de Teahupoo ,onda que quebra sobre uma rasa bancada de corais vivos e que não permite erros .
Vários atletas de ponta mesmo quando patrocinados por seus shapers, Kelly, Andy para citar alguns, tem a curiosidade de testar pranchas de outros fabricantes. Na seqüência de fotos abaixo Calunga, clicado pelo talentoso fotografo profissional Aleko Stergiou, confiou no trabalho de ponta que o shaper-big rider-campeão baiano Hilton Issa vem fazendo e cortou bonito a água azul taitiana a bordo da prancha da escuderia H.I. Reconheceu a caveira na prancha ?
Essa onda ai na foto vem sendo chamada aqui no Brasil apenas como Pacifico Sul, mas como no Pacifico Sul existem umas 20.000 ilhas, fica difícil adivinhar. Outros países no entanto, ja tiveram a coragem de estampar esse pico nas capas de suas revistas com o titulo de "a onda mais perfeita do mundo". As duas mais renomadas revistas australianas de surf, a Tracks e a Surfing Life, já entregaram o mapa do pote de ouro, revelando o nome da ilha, do pico e do único surf camp da região.
Existem outras ondas perto do surf camp, tem umas esquerdas, mas é a direita das fotos o carro chefe da ilha. A direita tem três seções, é tubo do começo ao fim e nos maiores dias não deve nada a Teahupoo do mesmo tamanho. Não vi a ilha do Pacifico do tamanho que já vi a esquerda tahitiana, mas ate 10 pés o tubo é da mesma largura, é tão rasa quanto e ganhou o meu voto de a melhor onda do mundo por ser mais longa que Teahupoo.
Estamos esperando a Fluir armar uma barca com Bruno Santos, Fabio Gouveia, Danilo Couto, Adriano de Sooza (como os gringos o chamam) e a Maya Gabeira para uma trip inaugural dos brasileiros no pico. Eu também estou querendo ir, e você ?